Anuncios

Início >> Cultura >> Artigos >> Resumo histórico de tabatinga
sex, 02/03/2017 - 08:30

Resumo histórico de tabatinga

Luiz Ataide
Prefeitura Municipal de Tabatinga

A palavra Tabatinga é de origem da língua Omágua, que foram os primeiros habitantes dessa região e significa barro branco. A área territorial do município, estava vinculada com a expansão dos domínios da coroa portuguesa na América do Sul, cujo território do Alto Solimões era disputado com a Espanha. Após os movimentos por independência tornaram-se as repúblicas do Peru e da Colômbia.

Em 1757 o Governador do Grão-Pará e Maranhão, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, determina a fundação da aldeia de São José do Javary, localizada na foz da Javary com o Solimões. Em 1766, o Alferes Francisco Coelho de Carvalho, comandante daquele destacamento militar, manda um contingente de 09 soldados, sob o comando do Sargento-Mór Domingos Franco a fundar um posto fiscal do outro lado do Solimões, ao lado de uma aldeia abandonada por jesuítas, recebendo o nome de São Francisco Xavier de Tabatinga, nascendo assim uma nova povoação.

Tabatinga por longos anos foi Distrito de Benjamin Constant. Em 10 de dezembro em 1981, por iniciativa do Governador JOSÉ LINDOSO, pela Emenda Constitucional nº 12 do Estado do Amazonas, Tabatinga passa a ser município, sendo instalado em 1º de Fevereiro de 1983, com a posse de seus primeiros Vereadores eleitos no ano anterior, ou seja, 15 de novembro de 1982 na seguinte ordem: João Araújo da Silva, Luiz Gonzaga Ataíde (Lulu), Fantino Castro da Silva, Luiz Gonzaga de Paiva, Damião Pacífico de Souza, Obem Corrêa e Vitorino Rodrigues Leão.

A eleição para Prefeito somente ocorreu em 07 de agosto de 1983, sendo eleito o Senhor Oscar Gomes da Silva, tomando posse em 27 do mesmo mês e ano, tendo como Vice-Prefeita a Professora Esmeralda Aparício Negreiros, que governaram até 31 de dezembro de 1988.

Localização: Região do Alto Solimões Área Territorial? 3.199 km²
Limites: Norte – Colômbia; Sul – Benjamin Constant; Leste – São Paulo de Olivença; Oeste – Peru.
Altitude: 63 m acima do nível do mar; Distância de Manaus: Área 1.116 km; Fluvial 1.420 km
Evento Religioso: Festejo dos Santos Anjos (Padroeiro do município, 29 de setembro)
Eventos Populares: Aniversário do município (1º de fevereiro)
Distância do Rio Amazonas de Tabatinga ao Oceano Atlântico: 3.950 km
Largura do Rio Solimões em frente Tabatinga: 2.775 m
Coordenadas Geográficas: Latitude – 4º 56’ 36.75” S. Longitude – 69º 56’ 29.60” O.
Fundação de Tabatinga: 15 de julho de 1766, Rei de Portugal D. José I

Por: Luiz Ataíde (Lulu)
Prefeitura Municipal de Tabatinga

Compartelo en:
Anuncios
Anuncios

Anuncios